Impacto da vulnerabilidade emocional na saúde mental e no trabalho

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

25 de novembro de 2024

Acompanhe

    Este é o texto do parágrafo. Clique nele ou acesse Manage Text (Gerenciar texto) Button para alterar a fonte, a cor, o tamanho, o formato e muito mais. Para configurar estilos de parágrafos e títulos em todo o site, acesse Tema do site.

    Você aceita a sua vulnerabilidade emocional ou continua tendo que a reprimir? 
    A vulnerabilidade é um conceito amplo, que se refere à condição de estar exposto a algum tipo de risco, dano ou ataque, seja ele físico, social, econômico ou até mesmo emocional. 
    Contudo, diferente do que muitos pensam, aceitar esse estado é um ato de coragem e que pode permitir a formação de laços profundos. Venha conosco nesse conteúdo e entenda essa relação! 

    O que é vulnerabilidade emocional?

    A vulnerabilidade emocional ocorre quando uma pessoa se expõe emocionalmente, permitindo que outros vejam seus sentimentos reais, sem esconder ou mascarar suas reações. 
    Em nossa sociedade atual, essa exposição é percebida como algo assustador, pois as pessoas têm medo de serem julgadas, criticadas ou até mesmo rejeitadas ao permitirem que outros percebam esse lado verdadeiro. 
    No entanto, como afirma a professora e pesquisadora norte-americana Brené Brown: “Vulnerabilidade é sinônimo de coragem. Coragem de enfrentar tudo e estar vulnerável para melhorar e não desistir.”.  
    Diferente do que muitos acreditam, aceitar sua vulnerabilidade emocional é corajoso, por demonstrar a todos que você aceita as suas fraquezas e abdica da necessidade da perfeição. 
    Mais do que isso: a pesquisadora ainda defende que essa exposição é o núcleo de todas as emoções humanas, sendo fundamental para a construção de relacionamentos autênticos e saudáveis. 
    “Vulnerabilidade é o berço do amor, pertencimento, alegria, coragem, empatia e criatividade. É a fonte de esperança, empatia, responsabilidade e autenticidade. Se queremos maior clareza em nosso propósito ou vidas espirituais mais profundas e significativas, a vulnerabilidade é o caminho” , afirma ela. 

    Qual a relação entre a vulnerabilidade emocional e a saúde mental?

    Aceitar sua vulnerabilidade emocional também significa aceitar suas fraquezas, isto é, as emoções ditas como negativas, mas que influenciam constantemente em sua rotina, desempenho, relações pessoais e outros setores da vida. 
    Contudo, esse processo não ocorre de um dia para o outro. É complexo e envolve, principalmente, uma capacidade de autoconhecimento. 
    É preciso fazer uma análise interna sobre os seus sentimentos, deixando de lado todas as máscaras criadas ao longo dos anos, em uma tentativa de escondê-los e mostrar apenas a perfeição. 
    Ao compreender e aceitar essas emoções, você não apenas dá um passo para a vulnerabilidade emocional, como também para o cuidado com sua própria saúde mental! 
    Afinal, ao invés de continuar julgando ou reprimindo seus sentimentos — levando a um acúmulo de estresse, ansiedade e desenvolvimento de transtornos emocionais — você poderá processá-los de forma saudável. 
    Além disso, a vulnerabilidade emocional também é uma base para a resiliência, permitindo que você adquira a capacidade de lidar com adversidades e se recuperar de situações desafiadoras. 

    >>> Leia também:

    Como a vulnerabilidade emocional se manifesta no trabalho?

    Uma pessoa que acredita saber de tudo e ser excelente em tudo não está aberta para a melhoria contínua e inovação, ficando parada no tempo. 
    Por outro lado, ao aceitar seus pontos fracos, o profissional também se torna aberto às mudanças, ao aprendizado e às oportunidades de crescimento. Afinal, sabe que precisa melhorar determinados pontos para entregar melhores resultados. 
    No ambiente de trabalho, a vulnerabilidade emocional pode ser benéfica nesse sentido: aceitando suas fraquezas e buscando formas de potencializá-las. 
    Além disso, ao adentrar nesse processo, o profissional tende também a desenvolver a resiliência emocional , a ser mais flexível as mudanças e até mesmo a aprender com seus erros — ao invés de apenas se frustrar com eles. 
    A vulnerabilidade emocional também é benéfica entre os líderes, que conseguem estabelecer laços mais fortes com seus colaboradores e estão sempre em busca de melhoria. 

    Estratégias de como melhorar essa vulnerabilidade emocional

    Como dissemos, aceitar a vulnerabilidade emocional não é um processo nada fácil, mas que pode ser alcançado a partir de estratégias como: 

    1. Autoconhecimento

    Antes de aceitar as suas fragilidades, você deve conhecê-las. Portanto, é preciso investir tempo nesse autoconhecimento, compreendendo cada um dos seus medos, inseguranças e demais sentimentos “negativos”. 
    De preferência, crie um diário e anote todas as emoções expressadas ao longo do dia, refletindo sobre como elas impactam em seu humor e bem-estar, bem como a frequência que aparecem. 

    2. Se permita sentir e expressar

    Outro desafio da vulnerabilidade emocional é justamente parar de reprimir as próprias emoções, por medo de ser julgado ou criticado pelas pessoas ao seu redor. 
    Dê espaço para esses sentimentos, deixe que eles se manifestem, ao invés de continuar trancando-os em um cofre da sua mente. Expresse também essas emoções, seja a partir de palavras, textos, manifestações artísticas ou até mesmo na esteira da academia. 
    O importante é deixar que esses sentimentos se libertem da sua mente, deixando também todo mal-estar e remorso que ficavam guardados com eles. 
    Lembre-se: todo humano sente essas mesmas emoções, a diferença é que você tem coragem o suficiente para expressá-las. 

    3. Aceite sua vulnerabilidade emocional

    Por fim, tudo isso será em vão se você não aceitar a sua vulnerabilidade emocional, ou seja, os seus lados frágeis. 
    Todas essas emoções que foram descobertas precisam ser acolhidas. Precisam entender que elas também fazem parte de quem você é, sendo importantes para a construção até mesmo da sua felicidade. 
    Até porque, se não houvesse a tristeza, jamais entenderíamos o real valor da alegria. 

    >>> Leia também:

    ⚠️ Procure ajuda profissional!

    O processo de aceitação da vulnerabilidade emocional não é fácil e envolve a descoberta (ou reencontro) de emoções reprimidas por muito tempo. 
    Por conta disso, nem todo mundo consegue ultrapassar essa jornada de autoconhecimento conhecido. E está tudo bem! 
    O importante é buscar ajuda profissional de um profissional de saúde mental, que te acompanhará durante esse caminho, oferecendo as ferramentas que você precisa para se conhecer e se aceitar. 
    Acredite: passar por isso acompanhado será bem mais fácil! 

    Por

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado